segunda-feira, agosto 16, 2010

Eu e as taças!



Eu confesso! Adoro taças. Em minha casa até água eu bebo em taça. Eu tô falando sério. Sou apaixonada. Sim, eu as vezes (muito raramente) bebo em copos. Minhas amigas já sabem e tiram onda, dessa minha mania... Enquanto isso eu vou comprando taças belíssimas!

Aproveitando esse post, em que falo sobre esse meu hábito, vamos falar sobre taças? Qual é a taça certa para cada tipo de vinho?


Num jantar, sempre pinta aquela dúvida: "em qual copo servir o vinho?" Para esclarecer a questão, vamos lá: (1) tintos encorpados pedem modelos grandes; (2) taças estreitas e altas são ideais para espumantes; (3) brancos encorpados precisam de modelos de tamanho médio; (4) este é um dos copos mais comuns, perfeito para tintos leves; (5) taças menores são indicadas para bebidas licorosas, como o xerez e o vinho do Porto; (6) uma taça intermediária, ideal para o rosé.


Existe também a taça ISO (International Standards Organization), criada em 1970. Ela é uma espécie de taça coringa, pois serve para todos os tipos de vinho. É muito utilizada para degustações técnicas, para que possa ser mantida uma referência entre diversos tipos de fermentado. Por isso, pode ser um dos melhores modelos para começar o seu acervo. Ela é relativamente pequena e totalmente cristalina. Seu bojo é maior e ela é fechada na parte de cima. É boa especialmente para a parte aromática.


As taças para água, são facilmente identificáveis pois são sempre as maiores e podem ou não ter pé. Como a água não tem sabor que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos grandes com ou sem pedras de gelo.

10 comentários:

  1. Q mulé chique hahahahahahaha
    Nasceu pra ser rica, né bem? hahahaha

    =*

    ResponderExcluir
  2. Tanbém adoro taças! Cheias, de preferência! kkkkk. Acho lindas as de champanhe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!

    Tmb adoro taças! Mas, tenho dois filhotes meninos né? Daí ter taças fica um pouco complicado e caro, vide o quebra-quebra! hahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. E taça pra Guaraná Dolly, qual é?
    ehehehehe

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  5. tb acho taças lindas...adorei..rs

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Eu tbem adoro taças.
    Post esclarecedor, me tirou algumas dúvidas.
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. VC GOSTA É DO CONTEUDO SUA DANADA HUAAHUUHAHUHUUHAUAHUAH

    ResponderExcluir
  8. Poderosa hein...Achei bem legal a explicação das taças =)

    ResponderExcluir
  9. Me apaixonei por taças quando vi num seriado uma mulher que bebeu suco de laranja numa taça chiquérrima. Aí eu pensei "Por que não?!".

    Bom saber que não sou a única.

    =D

    ResponderExcluir